Concurso desenvolvido em colaboração com:
ArchitektenRüdiger, Braunschweig
SI Landschaftsarchitekten, Viena
O centro do quarteirão criativo, planeado no âmbito deste concurso, será formado por um novo espaço público urbano que se estende desde o Werder até à Igreja de Santo André e ao Wollmarkt. No coração deste espaço, a chamada "Avenida das Artes", encontra-se o Große Hof – um parque verde central, concebido tanto como um local de repouso e lazer quanto como um palco para atividades artísticas, funcionando como "Parque Criativo". O parque é ladeado por uma galeria, que serve como o "ponto central" do quarteirão.
Além da galeria, também a "Casa da Família" estará situada no "Parque Criativo" do Große Hof, garantindo a animação do parque ao longo de todo o dia, oferecendo espaço para uma vasta gama de atividades a um grupo diversificado de utilizadores.
Um espelho de água, que faz referência à localização histórica do antigo braço do rio Oker, enriquece a qualidade do espaço. Para além de recordar os braços do Oker que outrora moldaram a cidade, serve como um elemento refrescante no verão e constitui uma atração especial para a gastronomia ao ar livre.
O principal elemento urbanístico do novo quarteirão criativo é o bloco de edifícios. Os blocos de edifícios que estruturam o quarteirão, neste conceito, não são "espaços residuais" entre as ruas circundantes, mas sim elementos urbanos independentes, geometricamente reconhecíveis, entre os quais surgem espaços exteriores diferenciados. O carácter destes elementos urbanos é definido por paredes exteriores claras que formam fachadas, enquanto as áreas interiores são abertas e transparentes. Varandas, loggias e fachadas verdes são incorporadas, integrando o verde central de cada bloco de edifícios nos espaços habitacionais.